Curiosidades, Tecnologia e Internet

Qual a diferença entre HD e SSD?

Por Lugar de Curioso - 8 de outubro de 2021

Você já se perguntou qual a diferença entre HD e SSD? Apesar de as duas tecnologias servirem para o mesmo propósito, elas possuem características bem diferentes. A função de ambos é basicamente a mesma: armazenam aplicativos e arquivos pessoais.

As diferenças começam com a idade das duas tecnologias. Enquanto os HDs são usados desde meados da década de 1950, os SSDs só começaram a aparecer depois dos anos 2000. Com tanta diferença de tempo entre uma tecnologia e outra, é natural que as duas acabaram sendo projetadas de formas totalmente diferentes.

Como funciona um HD

Um HD, ou Hard Drive (Disco Rígido, em português), é composto por discos giratórios magnéticos. Também possui cabeçotes móveis que leem e gravam dados nos discos. HDs são dispositivos mecânicos, desse modo são muito mais propensso a falhas, geralmente provocadas por condições como calor, frio, impacto e vibração.

Os dados são lidos pelos cabeçotes a conforme que o disco gira, dessa forma os dados que estão mais próximos da borda são acessados mais rapidamente em relação aos que estão no centro.

Ao longo do tempo, o sistema operacional reorganiza os dados presentes no HD e isso pode fragmentar os dados do arquivo, de modo que não fiquem mais contínuos. Quando os arquivos são fragmentados há um decréscimo no desempenho quando tentamos acessar esses dados.

Interior de um Disco Rígido

Como funciona um SSD

No SSD, ou Solid State Drive (Disco de Estado Sólido, em português), o armazenamento dos dados é feita em chips de memória não volátil (não requer energia para que os dados permaneçam armazenados). Como não possui partes mecânicas, as chances de uma falha são muito menores.

Também não importa onde os dados estão armazenados na unidade, o acesso a todas as áreas do dispositivo é feito na mesma velocidade. Como resultado a fragmentação de arquivos dificilmente afeta de maneira significativa o desempenho de sistemas que estão em um SSD.

Exemplos de SSD da Samsung

Como escolher entre HD e SSD?

Agora que sabemos qual a diferença de um HD e de um SSD, escolher entre os dois parece fácil, visto que o SSD tem mais vantagens. Mas a escolha é um pouco mais difícil do que parece.

Os SSDs costumam ser bem mais caros do que os HDs. Para se ter uma ideia, um HD de 1 Tb custa entre 250 e 350 reais, dependendo da marca. Um SSD de mesma capacidade, não sai por menos de 600 reais.

Se o custo não é um problema, você pode ir de SSD sem problemas, do contrário a sugestão é que você tenha um SSD menor para o sistema operacional (120~240 Gb devem dar conta para a maioria dos usuários), e um HD de 500 Gb ou mais para armazenar seus arquivos pessoais.