Curiosidades, Tecnologia e Internet

O que são computadores quânticos?

Por Lugar de Curioso - 29 de setembro de 2021

Computadores quânticos tem a capacidade de resolver problemas que seriam impossíveis até para supercomputadores. Tarefas que levariam anos podem ser resolvidas em pouquíssimo tempo.

Para se ter uma ideia, o Sycamore (computador quântico da Google) conseguiu realizar em cerca de 200 segundos uma tarefa que o computador mais poderoso do mundo precisaria de um tempo estimado de 10 mil anos.

Campus de Computação Quântica da Google

Mas afinal, o que é um computador quântico?

Desde a época do ENIAC (o primeiro computador do mundo), toda a tecnologia que conhecemos é baseada em valores binários. Em outras palavras, tudo que utilizamos nos nossos eletrônicos podem ser representados por uma série de zeros e uns. E cada um desses números são chamados de “bit”.

É aqui que as coisas começam a complicar. Um bit binário pode representar apenas um único valor, como 0 ou 1, o que significa que ele só pode estar em um dos dois estados possíveis. Em contrapartida, um qubit pode representar varias combinações de 0 e 1 ao mesmo tempo.

Dessa forma a quantidade de informações que um sistema qubit pode representar aumenta exponencialmente: Um computador clássico levaria milhões de anos para encontrar os fatores primos de um número de 2.048 bits. Os qubits poderiam executar o cálculo em poucos minutos.


Apesar de a computação quântica ser realidade para algumas grandes empresas e agências governamentais, como a Google e a Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Xangai, essa tecnologia está muito longe de chegar em nossas mãos.