Curiosidades, Tecnologia e Internet

Cientistas querem criar peixes na lua

Por Lugar de Curioso - 5 de março de 2021

Cientistas franceses querem criar peixes na lua e a ideia surgiu a partir de um projeto da ESA (Agencia Espacial Europeia) de criar uma colônia por lá.

A princípio a ideia de criar animais na lua parece absurda, mas os cientistas descobriram que os ovos podem sobreviver a viagem até lá. Isso tornaria possível usar ovos vivos enviados da terra e água colhida da superfície lunar.

Para testar a ideia eles realizaram um experimento, embalando ovos de robalo e de corvinas e os submeteram a condições que simulam a decolagem de um foguete russo Soyuz.

Como resultado, 76% dos ovos de robalo e 95% dos ovos de corvinas sobreviveram. Números bem próximos ao de ovos que não foram submetidos ao experimento.

O propósito de criar peixes na lua é complementar a alimentação dos astronautas, que hoje dependem da famosa “comida de astronauta”.

Colônia Lunar

Contudo, esse não é o único motivo pelo qual os cientistas querem criar peixes na lua. Eles acreditam que a pesca pode ser um bom passa tempo e vai tornar a vida dos astronautas na vila lunar mais agradável.

“Do ponto de vista psicológico, é melhor ter uma lembrança da Terra, você tem um jardim, você tem um tanque com peixes…” disse Przybyla, cientista e pesquisador do IFREMER (Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar).

Via Futurism.