Curiosidades

A tinta mais escura do mundo!

Por Lugar de Curioso - 2 de março de 2021

Criada pela empresa Surrey NanoSystems em 2014, a Vantablack é até hoje a tinta mais escura do mundo. Criada com o objetivo de eliminar reflexos em lentes de telescópios e de satélites, ela absorve até 99,965% da luz.

O segredo da tinta é ela contém uma quantidade enorme de nano tubos de carbono: cada centímetro quadrado pintado com Vantablack contém até 1 bilhão deles.

Dessa forma os raios de luz ficam presos entre os nano tubos e deixam os objetos com aspecto de achatado, como é possível ver na imagem abaixo:

Objeto pintado com Vantablack

De acordo com o site do fabricante, além das suas aplicações no mundo da tecnologia espacial, a tinta vem utilizada com diversos outros propósitos que vão desde sensores automotivos até obras de arte.

A tinta mais escura do mundo foi utilizada para pintar um prédio na Coréia do Sul, em preparação para as Olimpíadas de Inverno de 2018. Esse é, provavelmente, o prédio mais escuro do mundo, confira:

Enfim, confira algumas fotos de aplicações da Vantablack:

Relógio pintado com vantablack
Carro pintado com vantablack
Objeto pintado com vantablack
Relógio pintado com vantablack
Objeto pintado com vantablack
Carro pintado com vantablack

Está pensando em pintar seu quarto com a Vantablack? Saiba que essa tinta não está a venda, quem quiser precisará contratar os serviços da empresa, que se encarrega da pintura e os preços não devem ser nada atrativos.