Curiosidades, Entretenimento

Os 10 filmes mais antigos já feitos

Por Lugar de Curioso - 5 de fevereiro de 2021

Há alguns dias trouxemos os filmes mais caros já produzidos, hoje trazemos os 10 filmes mais antigos já feitos.

Produzidos entre 1888 e 1915 e com qualidade baixa devida a falta de tecnologia na época, esses foram os primeiros filmes da história do cinema.

Os filmes datam de mais de 100 anos atrás e foram produzidos em preto e branco e sem som. Ainda assim, a complexidade dos filmes é impressionante para uma época onde cinema eram algo novo e experimental.

Confira a lista com os 10 filmes mais antigos já feitos e suas respectivas pontuações segundo o site IMDb.

10 – The Birth Of A Nation (1915)

Este filme é muito conhecido e bastante polêmico por sua representação da Ku Klux Klan. É um dos primeiros filmes longos, com uma duração de 3 horas e 15 minutos. Embora seja uma maravilha histórica, torna-se fortemente racista a ponto de ser difícil para alguns assisti-lo.

Tem uma classificação média pois os espectadores costumam dar uma classificação muito alta ou muito baixa, por conta do racismo excessivo ou por ser um marco histórico do cinema.

Quanto à história, ela se passa durante a Guerra Civil e é centrada em duas famílias que já foram amigas e acabaram em lados opostos da guerra.

9 – Les Vampires (1915)

Les Vampires (1915)

Les Vampires não é apena um filme e sim uma série. Ao todo, a história dura sete horas e é dividida em 10 partes. A história segue um repórter e seu amigo enquanto investigam uma sociedade secreta de criminosos chamada The Vampires, em Paris.

As críticas na IMDb são bastante positivas, vendo o filme como uma obra de arte e, apesar da sua idade, mantém-se extremamente bem para os padrões de hoje.

8 – The Perils Of Pauline (1914)

The Perils Of Pauline (1914)

Este drama de ação e aventura é sobre uma jovem, Pauline, que ganha uma tonelada de riqueza após a morte de seu tio. No entanto, o dinheiro não pode realmente ser acessado até que ela se case. Até então, o secretário de seu tio foi nomeado seu guardião, que planeja se livrar de Pauline para que ele possa ficar com o dinheiro.

7 – Judith Of Bethulia (1914)

Judith Of Bethulia (1914)

Este drama de uma hora segue a história de uma mulher religiosa que quer salvar seu povo seduzindo e matando um líder inimigo. No entanto, ela se apaixona por ele no processo e isso complica as coisas.

6 – Tillie’s Punctured Romance (1914)

Tillie's Punctured Romance (1914)

Esta comédia muda foi dirigida por Mack Sennett e estrela o famoso Charlie Chaplin. O filme é na verdade baseado em uma peça teatral chamada Pesadelo de Tillie. A história segue um vigarista que engana uma rica garota do interior para que se case com ele. De acordo com a IMDb, este filme é na verdade a primeira comédia de longa-metragem já feita.

5 – The Independence Of Romania (1912)

The Independence Of Romania (1912)

Chamado de “The Independence Of Romania” em sua língua nativa, este foi o primeiro longa-metragem a durar duas horas. Em termos de narrativa, era bastante simples e serviu apenas como uma representação da Guerra da Independência da Romênia, que aconteceu de 1877 a 1878.

4 – Defense Of Sevastopol (1911)

Defense Of Sevastopol (1911)

Este foi o primeiro filme a ser feito com duas câmeras. Muito parecido com “The Independence Of Romania”, é um filme de guerra histórico. Foi o primeiro longa-metragem realizado no Império Russo e teve até estreia no Palácio Livadia.

3 – The Story Of The Kelly Gang (1906)

The Story Of The Kelly Gang

Famosamente conhecido como o primeiro longa-metragem narrativo completo do mundo, The Story Of The Kelly Gang conta a história do famoso fora da lei, Ned Kelly. Apenas algumas partes sobreviveram até hoje e, na verdade, pensava-se que estava totalmente perdido até 1976, quando as peças foram encontradas nas mãos de um colecionador e outras partes em um verdadeiro lixão.

2 – Reproduction Of The Corbett And Fitzsimmons Fight (1897)

Reproduction Of The Corbett And Fitzsimmons Fight (1897)

É no século 19 onde foram filmados os dois filmes mais antigos. Este filme é um documentário esportivo com foco no boxe. Foi dirigido por Enoch J. Rector e seguido de uma luta de boxe entre James J. Corbett e Bob Fitzsimmons em Carson City, Nevada, no dia de São Patrício.

A filmagem durou originalmente cerca de 100 minutos, o que o tornou o filme mais longo de seu tempo. Hoje, porém, apenas fragmentos do filme sobreviveram à decadência do tempo.

1 – Roundhay Garden Scene (1888)

Roundhay Garden Scene (1888)

Enfim o filme mais antigo de todos. Foi filmado por Louise Le Prince na casa da família Whitley em Yorkshire, Grã-Bretanha. Como esperado do filme mais antigo, ele é curto e tem apenas alguns segundos de duração. Ainda assim, ainda é altamente listado no IMDb por sua importância histórica.


Para nós, o mais interessante é ver toda a evolução pela qual o cinema passou no decorrer do tempo. O que vemos hoje provavelmente era inimaginável na época em que esses filmes foram criados.