Curiosidades, Tecnologia e Internet

As 6 distribuições Linux mais populares atualmente

Por Lugar de Curioso - 3 de fevereiro de 2021

Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux, que foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds. Hoje trazemos pra vocês as 6 distribuições Linux mais populares atualmente.

Anteriormente pouco amigáveis para usuários menos experientes, por conta do uso constante de linhas de comando, as distribuições Linux evoluíram muito nos últimos anos e estão cada vez mais amigáveis.

Com informações do DistroWatch, confira as 6 distribuições Linux mais populares atualmente:

1 – MX Linux

MX Linux

MX Linux, como eles mesmos se descrevem, é uma família de sistemas operacionais Linux planejados para combinar elegância e eficiência com estabilidade e robustez.

Baseado no Debian, o MX Linux possui muitas ferramentas gráficas que facilitam uma grande variedade de tarefas do dia a dia.

2 – Manjato

Manjaro Linux

O Manjaro é um sistema operacional acessível, amigável e de código aberto baseado no Arch Linux.

Possui todos os benefícios do software de ponta combinados com o foco em uma introdução rápida e ferramentas automatizadas para exigir menos intervenção manual.

É uma distribuição adequada para iniciantes mas que possui recursos avançados para usuários experientes.

3 – Mint

Linux Mint

Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e suporte multimídia.

Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacote baseada na web.

O Linux Mint e o POP!_OS são hoje, muito provavelmente, duas das distribuições mais amigáveis para usuários menos experientes.

4 – POP!_OS

POP!_OS

Também baseado no Ubuntu, Pop! _OS foi projetado para navegação rápida, fácil organização do espaço de trabalho e fluxo de trabalho fluido e conveniente.

5 – Ubuntu

Linux Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte profissional e comunitário.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as ideias de que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

O Ubuntu é uma das distribuições mais famosas e com uma das maiores comunidades do mundo, por tanto, uma das mais fáceis de encontrar conteúdo relacionado.

6 – Debian

Linux Debian

Debian é uma distribuição Linux composta inteiramente de software livre e que recebe o apoio de pessoas e instituições de todo o mundo. É conhecido especialmente pelo seu sistema de gestão de pacotes, o APT.

O Debian serve de base para inúmeras distribuições conhecidas, inclusive o Ubuntu. Segundo o site DistroWatch, o Debian não utiliza nenhuma outra distro como base.


É novo ou tem intensão de ingressar no mundo Linux? Nossa sugestão é que você comece com distribuições como o Linux Mint, POP!_OS ou Ubuntu.

Você também pode encontrar informações bastante úteis em canais do YouTube em português, como o DioLinux.