Tecnologia e Internet

GPT-3, a inteligência artificial mais poderosa já criada

Por Lugar de Curioso - 27 de janeiro de 2021

Nos últimos anos o grandes empresas e diversos países estão investindo cada vez mais em inteligência artificial. Um dos sistemas de IA que mais se destaca atualmente é a GPT-3, a inteligência artificial mais poderosa já criada.

O que é a GPT-3?

A GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3) foi criada pela OpenAI, uma instituição uma instituição sem fins lucrativos de pesquisa em inteligência artificial, sediada em São Francisco, nos EUA.

Ela utiliza Deep Learning e sua base de dados é constantemente abastecida com novos conteúdos. Dessa forma é capaz de produzir textos cada vez mais parecidos pelo criados por humanos.

Ao contrário da maioria das inteligências artificiais criadas, a GPT-3 foi desenvolvida para um uso mais “geral”, ou seja, ela pode ser utilizada para praticamente qualquer tarefa.

Preocupações

Entretanto, não só coisas boas vem com essa tecnologia. Existem preocupações éticas por trás do assunto e todo cuidado é pouco.

Em um passado não muito distante, outras inteligências artificiais acabaram sendo desativadas por aprenderem discursos de ódio ou preconceituosos.

Além disso, personalidades importantes do mundo da tecnologia, como o Elon Musk, CEO da Tesla e da Space-X, já expressaram sua preocupação com as Inteligências Artificiais. Ele chegou a afirmar que Inteligências Artificiais oferecem um risco maior para o planeta do que as armas nucleares.

Conclusão

Não é novidade para a maioria das pessoas que esse tipo de tecnologia já está presente no nosso dia a dia. Os benefícios que podem ser obtidos a partir dela são infinitos.

Áreas como a pesquisa de medicamentos e novas vacinas podem ter um impacto benéfico nesse sentido.

Por fim, só nos resta esperar e acompanhar tal evolução e como as Inteligências Artificiais serão usadas no futuro.


Qual você acha que será o impacto da GPT-3, a inteligência artificial mais poderosa já criada? Aliás, não só dela, de outras tecnologias que possam vir no futuro.