Curiosidades, Tecnologia e Internet

10 tecnologias ultrapassadas que as crianças já não conhecem

Por Lugar de Curioso - 11 de dezembro de 2020

Com a evolução da tecnologia é natural que coisas que no passado tenham feito sucesso e foram bastante comuns no nosso dia a dia se tornem obsoletas. Confira tecnologias ultrapassadas que as crianças já não conhecem.

Mesmo coisas que permanecem no nosso dia a dia, como é o caso dos computadores, já evoluiram ao ponto de serem totalmente diferentes se comparados a como eram há 20 ou 30 anos atrás.

1 – Conexão Discada

Em tempos de conexão banda larga poucas são as vezes que nos lembramos da época da internet discada e o famoso som na hora de se conectar a internet.

Na época era muito comum que as pessoas se conectassem a internet depois da meia noite para pagar apenas um pulso de telefone e economizar na conta no final do mês.

Além de a conexão ser extremamente lenta, as linhas de telefone permaneciam ocupadas durante o uso da internet. Assistir um vídeo online era praticamente inviável e a única opção era fazer download do arquivo, o que levava muitas horas.

2 – Disquetes

Os discos flexíveis, ou disquetes como eram mais conhecidos, são dispositivos de armazenamento magnético. Antes do surgimento dos CDs, era a única alternativa aos pen drives, que vieram bem mais tarde.

A capacidade dos disquetes era incrivelmente pequena e eles costumavam dar bastante problema. Para se ter uma ideia, o modelo de disquete da foto acima, que foi uma das últimas versões, possuía aproximadamente 1,4 Mb de capacidade, mais de 1.000 vezes menor do que um pen drive de 2 Gb.

3 – Camera de Filme

Antes do surgimento das câmeras digitais, para tirar fotos era necessário, além da câmera é claro, um filme fotográfico. Esses filmes era uma película que continha cristais de prata sensíveis a luz.

Os filmes eram descartáveis e precisavam ser revelados. O resultado das fotos tiradas só era conhecido depois desse processo, o que dificultava muito a vida dos fotógrafos.

4 – iPods e MP3 Players

Apesar de serem mais atuais do que os antigos walkmans ou discmans, itens que poderiam facilmente aparecer nessa lista, os iPods e MP3 Players eram os dispositivos portáteis mais comuns para escutar músicas antes dos smartfones se popularizarem.

5 – Máquinas de Escrever

Uma máquina de escrever, ou máquina datilográfica, era um equipamento mecânico equipado com teclas que, quando acionadas, movimentam tipos, que imprimem letras, números e símbolos no papel, facilitando e dando maior agilidade ao processo de escrita.

Quando se errava uma letra ou palavra, era necessário apagar a letra com o auxilio de borrachas, o que muitas vezes manchava o papel.

Deixou de ser usado aos poucos com a popularização dos computadores pessoais e impressoras

6 – Pagers

Muito popular nos anos 80 e 90, o pager era um dispositivo que precedeu os celulares e a grande maioria dos modelos era capaz apenas de receber mensagens.

7 – Telefone de Disco

O bom e velho telefone de pulso elétrico. Um dos primeiros dispositivos que permitiu o homem se comunicar a longas distancias em tempo real.

8 – Televisões antigas

A única coisa das televisões atuais que é igual as antigas é seu propósito: assistir algum tipo de filme, série ou programa de TV. As televisões antigas, além de possuírem uma qualidade de imagem infinitamente inferior, também ocupavam muito mais espaço.

9 – Fitas VHS

10 – Fitas Cassete

Fita Cassete

Criadas na década de 60, as fitas cassete foram completamente substitúidas. Elas até existem nos dias de hoje, mas viraram itens de colecionador.

Eram usadas para gravar e reproduzir áudio (normalmente músicas) e é formado por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica.


O que achou da nossa lista com tecnologias ultrapassadas que as crianças já não conhecem? Conta pra gente!